segunda-feira, 20 de junho de 2011

Tempo de Avançar



        Assim como eu, creio que você também deseja viver a concretização daquilo que Deus lhe prometeu, correto?

              Entretanto, devemos saber que sempre surgirão desafios, lutas e situações inesperadas que nos deixarão propensos a retroceder.

              Com os hebreus não foi diferente. Moisés organizou uma expedição para observar a Terra Prometida. O grupo era formado por doze homens, cada um representando sua tribo. Quando retornaram, o relatório apresentado pela maioria dos espias foi desanimador. Somente Josué e Calebe apresentaram uma postura adequada (Nm13:25-33). 

              O povo escolheu dar crédito às palavras pessimistas e retornar ao Egito (Nm.14:1-4). Essa decisão custou caro. O Senhor determinou que, dentre aquela gente, somente Josué, Calebe e os jovens com menos de vinte anos herdariam a promessa. Os demais ficariam perambulando pelo deserto até morrerem (Nm.14:29,30,33-35).

              Terrível, não? Diante das dificuldades temos duas opções: retroceder ou avançar. Já sabemos qual a melhor alternativa...

Para avançar é preciso...

1 – DECISÃO

Não se deixe influenciar pelo desânimo nem pelo conselho dos ímpios.

Nm.13:30: “Então, Calebe fez calar o povo perante Moisés e disse: Eia! Subamos e possuamos a terra, porque, certamente, prevaleceremos contra ela.”

2 – VALORIZAR A PROMESSA

Em detrimentos das dificuldades e desafios a serem superados.

Nm.14:6,7: “E Josué, filho de Num, e Calebe, filho de Jefoné, dentre os que espiaram a terra, rasgaram as suas vestes e falaram a toda a congregação dos filhos de Israel, dizendo: A terra pelo meio da qual passamos a espiar é terra muitíssimo boa.”

3 – CONDUTA AGRADÁVEL A DEUS

As Escrituras nos dizem que os hebreus murmuravam constantemente. Além disso, eram facilmente atraídos pelo misticismo e apresentavam uma inclinação à promiscuidade.

Nm14:8: “Se o SENHOR se agradar de nós, então, nos fará entrar nessa terra e no-la dará, terra que mana leite e mel.”

4 – cuidado com a rebeldia

O povo quis levantar um líder para voltar ao Egito. Muitas vezes, esse “líder” somos nós mesmos, à medida que nos rebelamos contra a vontade de Deus.

Nm.14:9ª: “Tão-somente não sejais rebeldes contra o SENHOR (...)”.

5 – CONTROLAR O MEDO

Como? Dependendo de Deus e confiando que Ele é poderoso para cumprir o que prometeu.

Nm.14:9: “(...) não temais o povo dessa terra, porquanto, como pão, os podemos devorar; retirou-se deles o seu amparo; o SENHOR é conosco; não os temais.”




Que Deus nos abençoe!
Pastor Daniel Casimiro