Diversos

A CET começa a multar motorista que desrespeitar os pedestres no centro de São Paulo
 
A partir desta segunda-feira (8), o motorista que desrespeitar os pedestres na região central da capital paulista poderá ser multado pela CET (Companhia de Engenharia e Tráfego). Com as infrações, o condutor pode levar de três a sete pontos na carteira e multas de até R$ 191,53.

A ação será intensificada no centro de São Paulo até a região da avenida Paulista, em uma área de 14 quilômetros quadrados, semelhante à do município de São Caetano do Sul.







Multa por ignorar pedestre em São Paulo será aplicada em toda a cidade em setembro
 
A aplicação de multas a motoristas que não param nas faixas de pedestre vai ser expandida para toda a cidade de São Paulo no mês que vem.

O novo cronograma foi informado na última segunda-feira (9) pelo secretário municipal dos Transportes, Marcelo Cardinale Branco, durante o evento que marcou o início da fiscalização dessas infrações em 78 cruzamentos do centro e da região da Avenida Paulista.

"Nós esperamos que as pessoas se acostumem com essa nova prática. Dentro de um mês ou pouco mais, nós devemos começar a intensificar essa fiscalização nas outras regiões", disse Branco.

A aplicação de multas na região central começou na segunda-feira (8.agosto.2011), após quase três meses de campanhas educativas - com orientadores de tráfego espalhados pelos cruzamentos.

As multas podem chegar a R$ 191,53 e sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Ao todo, 154 "marronzinhos" começaram a fiscalizar os 78 pontos em escalas alternadas, como as usadas na fiscalização do rodízio.

Em um dia pode haver um agente em determinado ponto; no seguinte, ele pode estar em outro. "Não é uma armadilha, mas uma forma de fazer o motorista respeitar as faixas de pedestre e não parar apenas quando tem 'marronzinho'", disse o diretor de Operações da CET, Eduardo Macabelli. A fiscalização é feita durante todo o dia, em três turnos - reforçada entre 10h e 16h.