segunda-feira, 6 de junho de 2011

Crescer ou Definhar!


        Muitas pessoas acostumaram-se apenas a receber e desconhecem o que é satisfação, ou seja, nunca ficam satisfeitas.

Reclamando da vida constantemente, pedem favores a qualquer um que cruze o seu caminho.

Ao serem confrontadas sobre tal comportamento, assumem um papel de vítima e dizem que foram abandonadas.

São como uma sacola sem fundo...

“A sanguessuga tem duas filhas, e as duas se chamam:
Me dá! Me dá!”
(Pv.30:15)

Esses indivíduos querem que os outros resolvam os seus problemas, assumam suas responsabilidades e paguem pelos seus erros. Não crescem! Além disso, estão sempre dispostos a julgar os outros... Contudo, após algum tempo, adotam as mesmas práticas que tanto condenavam. E o pior: toda a ajuda obtida é investida em futilidades, promiscuidade e caprichos.

Infelizmente, não aprenderam a ser bênçãos. Não reconhecem o mérito de quem os auxiliou algum dia e, assim, não abençoam ninguém – a não ser eles mesmos. Não multiplicam talentos...

“Porque aquele que tem muito receberá mais e assim terá mais ainda; mas quem não tem, até o pouco que tem será tirado dele.”
(Mt.25:29)

   AMADOS (AS), ISSO PRECISA MUDAR!

Através de cada adversidade, Deus concede ao Seu povo a oportunidade de crescimento.

A superação é apenas uma consequência desse processo, uma questão tempo e posicionamento.

Há situações que precisamos enfrentar sozinhos...

Porém, isso não significa isolamento!

Senão vejamos: Pedro estava preso, mas a igreja fazia contínua oração por ele. Após ser liberto de uma forma sobrenatural, o servo do Senhor dirigiu-se imediatamente para o local onde a irmandade estava congregada rogando a Deus em seu favor (At.12:5-16, cf. Hb.10:25).

O cristão autêntico:

 É grato (Cl.3:15; 1ºTs.5:18).

 Serve a Deus com alegria (Sl.100:2; 1ºCo.15:58).

 Persevera em seu chamado (2ºTm.4:7).

 Evangeliza (Pv.11:30; Dn.12:3; Mt.28:19).

 Passa adiante a Consolação (2ºCo.1:3,4).

Muitos homens fiéis ao Senhor tiveram valiosas experiências exatamente nos momentos em que, aparentemente, encontravam-se sozinhos. Citemos alguns deles:

 Josué foi incumbido de liderar o povo hebreu na conquista da terra prometida (Js.1:1,2).

           Trabalhando quieto, discretamente – para não ter o fruto de seu labor usurpado pelos midianitas –, Gideão recebeu a visita do Anjo do Senhor, que lhe disse: “O Senhor é contigo, homem valente.” (Jz.6:12).

 Preso na ilha de Patmos, por amor ao Evangelho, João chegou bem perto de Deus (Ap.1:9, 17,18).


Outros exemplos?

          Sentindo-se fragilizado, Abraão ouviu a voz de Deus e enxergou na gloriosa imensidão do céu estrelado o que jamais veria em outra situação por meio de um “telescópio” (Gn.15:5).

 Em seu travesseiro de pedra, Jacó contemplou a escada celestial e recebeu a confirmação da bênção de Deus sobre sua vida (Gn.28:11,12).

 Com os sonhos que teve em sua adolescência, José foi fortalecido para sobreviver às injustiças que viveria posteriormente (Gn.37).

 Através do sofrimento, bem como da visão que recebeu, Jó alcançou conhecimento de Deus e foi liberto de si mesmo e de seus medos (Jó 3:25; 38; 42:1-5).

Se você está enfrentando um tempo de dificuldade, abandone a autocomiseração e perceba o que Deus quer lhe ensinar. É Crescer ou Definhar...

Lembre-se:

Existem coisas que Deus nos dá para aprendermos e outras que Ele só concede quando já aprendemos. Não há vitórias grandiosas para quem quer pagar preço de liquidação.



Que Deus nos abençoe!
Pastor Daniel Casimiro

© Todos os direitos reservados ao Pastor Daniel Casimiro.